Em 22 de julho, o prefeito Tarciso Pamponet e sua assessora de gabinete, Josete Sampaio, participaram do lançamento do programa 'Academia da Saúde', na UPB, Salvador - BA.
Este programa prevê a implantação de infraestruturas, denominadas polos, que possuem espaços para realização de atividades individuais e coletivas, equipamentos para alongamentos e outras atividades físicas e de lazer, com a orientação de profissionais qualificados.
As atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato, bem como podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física.
Outra iniciativa, é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc).
À mesa de abertura do evento, o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla informou que a desnutrição infantil está caindo graças ao programa Bolsa Família, mas a obesidade está crescendo junto com a hipertensão. “Na sociedade atual, e pensando no futuro, é imprescindível colocar práticas mais saudáveis no âmbito da alimentação e exercícios físicos. A presidenta Dilma colocou esse projeto como prioridade na área da saúde. Até o dia 31 os municípios podem apresentar suas propostas. Ontem, 416 municípios baianos já estavam com as suas conferências de saúde programadas, isso é uma ótima notícia. O ano passado conseguimos apenas 336 municípios."
A conferência de Saúde do Município de Macajuba acontecerá em 10 de agosto de 2011.
Neste evento, o prefeito Tarciso pontuou, de forma brilhante, a situação dífícil dos munucípios pequenos, pedindo prioridade e atenção das autoridades para estas regiões.
Por: Josete Sampaio/UPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário